quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Rio de Janeiro, exemplo de sustentabilidade?

Ontem li uma notícia na internet que o Rio de Janeiro e mais 2 cidades brasileiras (São Paulo e Belo Horizonte) são finalistas de um concurso promovido pela ONG WWF chamado We Love Cities. Calma, ainda tem mais. O prefeito do Rio de Janeiro está pedindo nas redes sociais que os cariocas votem na cidade que é um exemplo de sustentabilidade. Aí eu pensei: "Só pode ser piada né? E de muito mau gosto!"

O critério de escolha das cidades finalistas foi o seguinte: 13 países foram convidados a reportar dados relevantes, planos e ações em uma plataforma de registro de carbono para cidades, reconhecida internacionalmente (o Carbonn) e administrada pelo ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade). Porém, na minha opinião, o conceito de cidades sustentáveis vai muito além de apenas mensurar dados referentes ao carbono.

Para uma cidade ser sustentável precisa de um plano diretor e políticas públicas que preservam e respeitam o meio ambiente. Resumidamente abrange aspectos de saneamento básico para toda a população de qualidade, eficiente e sem impactos ambientais negativos; gestão integrada de resíduos sólidos que possua coleta, transporte, tratamento e disposição final eficientes; plano de mobilidade urbana que favoreça o uso de transportes públicos que atenda a população no seu todo; entre outros.


"O Programa das Nações Unidas para Cidade Sustentável estabelece que cidade 
sustentável seja uma cidade onde as realizações no desenvolvimento social, econômico e físico 
são feitos para durar. Uma cidade sustentável tem uma fonte duradoura dos recursos naturais 
dos quais depende o seu desenvolvimento."

(O conceito de cidade sustentável e o problema das inundações nas áreas urbanas)

Agora eu me pergunto: Onde o Rio de Janeiro, e até mesmo São Paulo e Belo Horizonte, se encaixam nesse conceito?

Sinceramente, para que essas cidades cheguem nesse nível muito trabalho deve ser feito ainda, admito que já foi pior, mas hoje não chega nem perto de ser sustentável. O critério utilizado pelo concurso poderia ter sido mais abrangente e elucidador dos fatos referentes ao estado real das cidades.

Peço que vocês pensem se realmente o Rio de Janeiro merece vencer esse concurso como o "querido" prefeito disse, logo ele que deveria estar mais inteirado e informado da situação atual da nossa cidade. Parece ser o mais cego...
















Até a próxima!



2 comentários:

  1. Thaíse e Michele, parabéns pela iniciativa deste BLOG! De fato é necessário questionar, argumentar, informar, compartilhar conhecimento e contribuir para com uma sociedade livre de enganos e superficialidades...

    "Aumentamos o numero de escolas, mas não os homens que pensam" (Augusto Cury)

    Parabéns pelo BLOG e continuem a compartilhar seus conhecimentos conosco (leitores)...

    Convido-as para conhecer e acessar o BLOG "A Engenharia nos Ensina" de minha autoria:

    http://aengenharianosensina.blogspot.com.br/

    Adicionem-se como membros (seguidores). Ficaria honrado.

    Abraços,

    João A. Lacerda

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada João pelo seu retorno é muito importante para nós saber que os nossos pensamentos estão chegando nas pessoas.

    Nós que ficamos honradas pelos eu reconhecimento.

    E parabéns pelo seu blog também, muito bom. Adicionaremos como membro, com certeza.

    Abraços,
    Michele e Thaíse.

    ResponderExcluir