quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Se você não joga lixo no chão da sua casa porque vai jogar no chão da sua cidade?

Em dias chuvosos como o de hoje a primeira coisa que me vem a cabeça é o principal problema que a minha cidade enfrenta nessa época do ano: as inundações. E um dos principais facilitadores das inundações  nas áreas urbanas é o lixo disposto de forma inadequada, aquele que é jogado na rua e nas margens dos rios por muitos cidadãos, e os que não são coletados pelo serviço público.

E agora ressalto a pergunta que está no título deste post:

Se você não joga lixo no chão da sua casa porque vai jogar no chão da sua cidade?

Essa atitude de algumas pessoas sempre me incomodou, o que indica falta de educação e ética com o meio ambiente, mesmo gerando problemas que nos afetam diretamente.














Em ocasiões de chuvas fortes a presença de lixo nas ruas que chegam nos cursos d'água dificultam o escoamento da chuva. O problema ainda é agravado pela carência de infra-estrutura de coleta pública de resíduos sólidos urbanos. 

O lixo descartado diretamente sobre as margens ou o no leito dos cursos de água, ou ainda nas ruas, diminui a capacidade do escoamento, gera poluição, mau cheiro, disseminação de doenças de veiculação hídrica, e é fator acelerador da proliferação de vetores (ratos, mosquitos, moscas). E grande parte desse lixo é descartado pelo ser humano, pode-se encontrar de tudo desde garrafas plásticas a eletrodomésticos.

Esse lixo, em casos de inundações mais críticas, pode atingir áreas de preservação ambiental, como manguezais, prendendo-se na vegetação, ameaçando a fauna e a flora, modificando significativamente a paisagem e a qualidade das águas.

É importante lembrar que existem outras causas para as inundações, tais causas para serem combatidas e não gerarem consequências dependem de ações realizadas pelas prefeituras e que sejam focadas na infra-estrutura das áreas urbanas. Porém ações individuais de cada cidadão como, por exemplo, não jogar lixo na rua, já é de grande contribuição. Talvez colocando lixeiras como essa que está na figura abaixo ajude algumas pessoas a pensarem sobre o assunto e agirem da forma correta.


Até a próxima amigo leitor!

0 comentários:

Postar um comentário