quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Crise Ambiental - É possível reverter a situação atual?

O meio ambiente encontra-se em avançado estágio de degradação e de desequilíbrio. Diversos motivos e atitudes tomadas pelo homem no decorrer da sua existência são a causa da atual situação ambiental que o planeta vive. A seguinte pergunta nos coloca em prova:

A espécie humana irá conseguir reverter a situação e sobreviver?

O modelo de desenvolvimento utilizado até o momento partia das seguintes afirmações:

  • Suprimento inesgotável de energia; 
  • Suprimento inesgotável de matéria;
  • Capacidade infinita do meio de reciclar matéria e absorver resíduos.

Porém o homem demorou para perceber que vivemos em um planeta finito. As fontes de matéria (petróleo e carvão) foram acumuladas durantes os tempos e são fontes esgotáveis. Os rios e oceanos não são suficientemente grandes para absorver e diluir toda a carga de poluentes. A atmosfera também não tem condição de absorver toda a carga de poluentes. 

Existem limites para o meio ambiente absorver toda a carga, como consequência temos:

  • Poluição do Ar, da Água, do Solo;
  • Desequilíbrio e degradação do meio ambiente;
  • Deterioração da qualidade de vida. 

Um novo modelo poderia reverter essa crise. Esse modelo é bem conhecido: Sistema de Desenvolvimento Sustentável. Neste novo sistema seria promovido o uso racional de energia e matéria dando ênfase na preservação e conservação evitando o desperdício; teria a promoção da redução, do reuso e da reciclagem de materiais; a restauração de ecossistemas degradados; controle da poluição e menor geração de resíduos; controle do crescimento populacional em níveis aceitáveis, com o objetivo de estabilização da população mundial. E por fim, ocorreria mudanças comportamentais. 

O aumento do consumo dos países em desenvolvimento para atingir os níveis dos países desenvolvidos pode ocasionar desequilíbrios. Quanto maiores forem as metas de preservação ambiental, menores as possibilidades de aspirações socioeconômicas e vice-versa. Somente com esforços dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento em conjunto é que a situação poderá ser contornada.

Deixamos para você amigo leitor um vídeo, que na nossa opinião, apesar do tempo e de ser fictício diz um pouco o que nós pensamos. Mostra que mesmo que essa mudança ainda não tenha acontecido ela é possível. Veja-o com atenção e até a próxima!


As pessoas têm o poder! Vamos lutar por um mundo novo! 
(Charlie Chaplin)

Um comentário:

  1. poderia comentar também sobre os alimentos não-convencionais, ervas daninhas comestíveis, a entomofagia, etc. muitos assuntos ignorados que poderiam ajudar a sociedade a trilhar um caminho melhor, não só pra conservar os recursos naturais, mas também pra evitar o desaparecimento de espécies animais e vegetais ameaçadas.

    ResponderExcluir