quinta-feira, 11 de abril de 2013

Telhado Verde e Planejamento Urbano

O telhado verde não é uma técnica recente, apesar de ter tido uma maior utilização nos últimos anos devido a temática ambiental e seus problemas estarem altamente em pauta. A sua prática data da época da Babilônia e com certeza você já ouviu falar nos famosos Jardins Suspensos da Babilônia. Após isso, o telhado verde foi amplamente usado, principalmente na Europa. Nos anos 50 e 70 a Alemanha foi pioneira nas pesquisas de melhoramento e inovações em telhado verde e nos anos 80 houve uma aumento das construções que utilizavam essa técnica. Atualmente, esse sistema construtivo vem passando por um crescimento no seu uso, entretanto, no Brasil ainda é pouco utilizada.

O telhado verde, ecotelhado, jardim suspenso ou cobertura verde é um sistema construtivo que consiste em uma cobertura vegetal de grama, outras plantas ou ainda hortas para a produção de alimentos colocadas em lajes ou telhados de casas e edifícios. A sua principal função é diminuir as ilhas de calor presentes nos centros urbanos. Os benefícios do telhado verde são inúmeros. Abaixo estão listados alguns deles.

  1. Aumento da biodiversidade;
  2. Redução da velocidade de escoamento da água da chuva na fonte (telhado);
  3. Aumento da retenção da água da chuva na fonte (drenagem urbana);​
  4. Limpeza da água pluvial, contribuindo para redução da poluição;
  5. Redução da poluição do ar pelo sequestro de carbono;
  6. Esses telhados ajudam na diminuição da temperatura do micro e macro ambiente externo;
  7. Criação de novas áreas verdes, principalmente em regiões de alta urbanização; 
  8. Produção de alimentos;
  9. Ampliação do conforto acústico no edifício que recebe o telhado verde;
  10. Melhorias nas condições térmicas internas do edifício;
  11. Aumento da umidade relativa do ar nas áreas próximas ao telhado verde;
  12. Melhora o aspecto visual, através do paisagismo, da edificação.




Como podemos perceber as vantagens do telhado verde para as cidades e para o planejamento urbano é considerável, principalmente na questão da poluição atmosférica e drenagem urbana, que é um dos maiores problemas das cidades do século XXI. Além disso, proporciona bem-estar para a população e contribui para o paisagismo da cidade.


Existem diversos tipos de telhados verdes, cada tipo corresponde a um tipo de laje ou telhado específico. Recomenda-se que procure uma empresa especializada no ramo e consultoria para fazer a instalação desse sistema nas casas e edifícios. Caso o sistema não seja aplicado de forma correta, pode gerar infiltração de água e umidade dentro do edifício. De forma geral, o telhado verde é composto pelas seguintes camadas:


Para que a construção de telhados verdes ganhe força, principalmente em nosso país, é preciso que haja incentivo público, uma vez que, apesar dos benefícios recorrentes a esse sistema construtivo a sua implantação ainda é custosa. Vale lembrar que apesar do custo alto para a sua implantação a relação final de custo-benefício do telhado verde é decisiva na hora de decidir se é vantajoso ou não colocá-lo em seu edifício.

"(...) a aplicação de telhados verdes como forma de minimizar os impactos ambientais, de início seja um acréscimo no custo da obra, a economia de energia gerada pós construção, a retenção e o aproveitamento das águas de chuva prevenindo enchentes, os benefícios psicológicos e sociais entre outros, justificam o investimento inicial."

(Telhado verde: sistema construtivo de maior eficiência e 
menor impacto ambiental / Neusiane da Costa Silva. – 2011)


Segue abaixo um vídeo do programa Cidades e Soluções que apresenta uma iniciativa e um exemplo de construção de telhados verdes no Brasil.



Até a próxima leitores!

Aproveite que esta por aqui e curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/BlogECOando?ref=hl




0 comentários:

Postar um comentário