Olá amigos leitores! O post de hoje não poderia faltar em nosso blog, afinal somos gestoras ambientais. Tentaremos explicar para vocês como funciona um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). É bom lembrar que faremos apenas um resumo já que são muitas as condições que envolvem um SGA e seria impossível listar todas em apenas um post. Se vocês tiverem alguma dúvida entrem em contato conosco que iremos esclarecer.
Leitores, vocês sabem o que significa Gestão Ambiental? Então, é fundamental conhecer primeiro o que é Gestão Ambiental e para isso existem diversas definições, onde diversos autores e Comissões tentaram explicar esse conceito. A definição, que na minha opinião, mais se assemelha de forma geral ao conceito de Gestão Ambiental é a seguinte:
"A tarefa de administrar o uso produtivo de um recurso renovável sem reduzir a produtividade e a qualidade ambiental, normalmente em conjunto com o desenvolvimento de uma atividade."
(Hurtubia, 1980)
A Figura abaixo apresenta um resumo do conceito.
É importante ressaltar que existem dois tipos de Gestão Ambiental: A Pública e a Corporativa, e neste post falaremos apenas da Corporativa, ou seja, a gestão relacionada às empresas.
A Norma ISO 14001 é responsável pela certificação do SGA na empresa. A norma diz que o SGA é:
"A parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental."
O SGA estabelece como se efetuará a proteção
ambiental. Sua estrutura básica contém política ambiental, estrutura
organizacional, planejamento e estabelecimento de deveres e responsabilidades. E será através da Política Ambiental e da Análise das Falhas Ambientais da empresa que serão estabelecidos os Objetivos Ambientais por ela seguidos.
As etapas para o estabelecimento de um SGA na empresa são as seguintes:
Implementação: programa ambiental contendo
medidas concretas, designação de responsabilidades e estabelecimento de prazos.
Checagem da implementação e da eficiência
do SGA.
Adaptação
dos objetivos e programas.
O SGA é baseado no cilo de melhoria contínua, que segundo a ISO 14001 visa atingir melhorias no desempenho ambiental global de acordo com a política ambiental da organização. Esse ciclo define a meta e o método, executa e coleta dados, checa os resultados, e promove ações corretivas, preventivas e de melhoria. A figura abaixo apresenta o Ciclo de Melhoria Contínua, também conhecido como Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act).
É importante lembrar que a empresa pode estabelecer um SGA e não necessariamente torna-se obrigada a obter a certificação. A certificação é aconselhável para empresas que tem clientes e atividades internacionais e é fornecedora de empresas certificadas.
Espero que você, amigo leitor, tenha conseguido entender um pouco o que é um SGA. Até a próxima e não deixe de curtir a nossa página no Facebook.
Bacana, muito legal a abordagem aqui feita...
ResponderExcluirObrigada por ler o nosso blog.
ExcluirParabéns muito bom!
ResponderExcluirMuito obrigada " )
Excluir