quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sistema de Gestão Ambiental

Olá amigos leitores! O post de hoje não poderia faltar em nosso blog, afinal somos gestoras ambientais. Tentaremos explicar para vocês como funciona um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). É bom lembrar que faremos apenas um resumo já que são muitas as condições que envolvem um SGA e seria impossível listar todas em apenas um post. Se vocês tiverem alguma dúvida entrem em contato conosco que iremos esclarecer.

Leitores, vocês sabem o que significa Gestão Ambiental? Então, é fundamental conhecer primeiro o que é Gestão Ambiental e para isso existem diversas definições, onde diversos autores e Comissões tentaram explicar esse conceito. A definição, que na minha opinião, mais se assemelha de forma geral ao conceito de Gestão Ambiental é a seguinte:


"A tarefa de administrar o uso produtivo de um recurso renovável sem reduzir a produtividade e a qualidade ambiental, normalmente em conjunto com o desenvolvimento de uma atividade."
(Hurtubia, 1980)

A Figura abaixo apresenta um resumo do conceito.



É importante ressaltar que existem dois tipos de Gestão Ambiental: A Pública e a Corporativa, e neste post falaremos apenas da Corporativa, ou seja, a gestão relacionada às empresas. 

A Norma ISO 14001 é responsável pela certificação do SGA na empresa. A norma diz que o SGA é:

"A parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento,  responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir,  analisar criticamente e manter a política ambiental."

O SGA estabelece como se efetuará a proteção ambiental. Sua estrutura básica contém política ambiental, estrutura organizacional, planejamento e estabelecimento de deveres e responsabilidades. E será através da Política Ambiental e da Análise das Falhas Ambientais da empresa que serão estabelecidos os Objetivos Ambientais por ela seguidos.

As etapas para o estabelecimento de um SGA na empresa são as seguintes:

Implementação: programa ambiental contendo medidas concretas, designação de responsabilidades e estabelecimento de prazos.

Checagem da implementação e da eficiência do SGA.

Adaptação dos objetivos e programas.

O SGA é baseado no cilo de melhoria contínua, que segundo a ISO 14001 visa atingir melhorias no desempenho ambiental global de acordo com a política ambiental da organização. Esse ciclo define a meta e o método, executa e coleta dados, checa os resultados, e promove ações corretivas, preventivas e de melhoria. A figura abaixo apresenta o Ciclo de Melhoria Contínua, também conhecido como Ciclo PDCA  (Plan-Do-Check-Act).  




É importante lembrar que a empresa pode estabelecer um SGA e não necessariamente torna-se obrigada a obter a certificação. A certificação é aconselhável para empresas que tem clientes e atividades internacionais e é fornecedora de empresas certificadas.


Espero que você, amigo leitor, tenha conseguido entender um pouco o que é um SGA. Até a próxima e não deixe de curtir a nossa página no Facebook.

4 comentários: