terça-feira, 24 de abril de 2012

De onde vem e para onde vai tudo o que consumimos?

Olá amigo leitor! O post de hoje surge com uma interrogação:

De onde vem e para onde vai tudo o que consumimos?

Você já parou para pensar nisso? Atualmente tudo o que compramos segue um sistema linear: extração, produção, distribuição, consumo e tratamento de lixo. Todas essas etapas são chamadas de economia de materiais e podem afetar diretamente ou indiretamente comunidades de diversos países.

O documentário abaixo titulado História das Coisas faz parte de um projeto de conscientização e divulgação de questões ambientais da ambientalista americana Annie Leonard. Apresenta a importância de haver uma mudança do sistema atual, que é linear, em um sistema fechado semelhante ao sistema biológico, onde tudo é reaproveitado.



Ressalta que é impossível viver em um planeta de recursos finitos como o nosso por meio da gestão de um sistema linear. Tudo que acontece em nosso planeta está interconectado e o que é alterado aqui pode ser sentido em outros lugares. 

O mais interessante desse vídeo, na minha opinião, é a abordagem utilizada em que mostra como o que consumimos e o modo como consumimos pode afetar ao meio ambiente. Sociedade, Governos e Organizações têm um papel importante nesse ciclo.

Em resumo, o documentário revela a ligação entre os problemas ambientais e sociais e alerta para a criação de um mundo mais sustentável e mais justo de forma clara e objetiva.

Agora querido leitor segue  abaixo o vídeo para que você possa assistir e depois nos falar o que achou. Qualquer dúvida é só perguntar.
E não se esqueça... ECOe aos quatro ventos tudo o que aqui ler!



11 comentários:

  1. Obrigada " )
    Continue lendo o nosso blog!!

    ResponderExcluir
  2. Um vídeo realmente muito interessante, que vale a pena assistir.
    Estou amando o blog de vocês!
    Parabéns! ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!
      Esse vídeo realmente é muito bom!!
      No Youtube tem outros que contam a história dos cosméticos, dos eletrônicos entre outros.
      Também vale muito a pena assistir

      " )

      Excluir
  3. De fato, é muito importante saber pra onde vão as coisas que a gente trata como descartáveis...
    A história dos cosméticos, principalmente, pq associada à indústria da moda, tem suas estações. Mas imagine o quanto de química que não deve ter ali...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Camila, esses vídeos mostram fatos que nós nem imaginávamos que existiam.
      E como você disse, principalmente os cosméticos, que são coisas utilizadas por todos nós, desde bebês até idosos.
      É muito importante que todos vejam esses vídeos.
      E muito obrigada por ler o nosso blog.
      " )

      Excluir
  4. Vídeo mto interessante, retrata em línguagem acessível a todos (desenha para gente) o que vem acontecendo e não notamos, ou não mobilizamos a favor de um sistema mais sustentável. Além da dificuldade dada pelo sistema econômico, capitalismo, que nos condiciona a uma sociedade extramamente consumista, encontramos o desinteresse de mtos. Apesar de hoje termos quebrado, em termos, a barreira da informação com a ascensão dos meios comunicativos. Apesar de grandes iniciativas de associações, instituições, pessoas, todos com intuito de promover mudanças benéficas para a vida na Terra. Encontramos gente inexorável, incapazes de se comover, de ceder a pedidos, de demonstrar interesse, pois os Movimentos Ambientais chegam a ser uma súplica a sociedade, para que se mobilizem. É lamentável! =/ ... Bom para q eu não termine o comentário de uma forma deprimente. Digo, que enquanto 'o mundo' não se toca, a gente deve buscar mais conhecimento, orientar mais, educar mais, divulgar mais. Assim vamos angariar mais 'soldados' para essa 'guerra' xD ... q Deus lhes abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Thiago você disse tudo!!
      Fico muito feliz em saber que você está lendo o blog, viu o vídeo e está se mobilizando a fazer parte dessa causa.
      A busca de um mundo melhor está na motivação de sempre buscar conhecimento e agir, não adianta ficar parado.
      Que consigamos fazer com que mais pessoas entendam isso, continue fazendo a sua parte divulgando o nosso blog e compartilhando com as pessoas que você conhece o seu conhecimento.

      E mais uma vez, obrigada " )

      Excluir