terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ação Antrópica ou Fenômeno Natural?

Hoje cientistas da NASA afirmaram, depois de estudo realizado, que o homem tem participação no aquecimento global. A Pesquisa intitulada Earth’s energy imbalance and implications (O desequilíbrio energético da Terra e suas implicações), liderada pelo cientista climático James Hansen aponta que as ações humanas – e não a variação da radiação solar, como defendem alguns cientistas – são a principal fonte dos gases causadores do efeito estufa que estão provocando o aquecimento global.

A todo momento notícias como essas são publicadas no mundo, sempre apresentando dois pontos de vista, do primeiro grupo de cientistas que defendem que o aquecimento global é um fenômeno 100% natural e do segundo grupo de cientistas que defendem que o aquecimento global é oriundo de ação a humana. Mas afinal, o aquecimento global é provocado por ação antrópica ou é um fenômeno natural? 

Nós, do blog ECOando, apresentaremos alguns dados e expressaremos nossa opinião em relação ao assunto e ao final gostaríamos que vocês leitores expressassem as suas opiniões através dos comentários ou em nossa página no Facebook.

O aquecimento global é uma das principais preocupações ambientais da atualidade devido a sua abrangência, magnitude e impactos que poderá causar. Os impactos decorrentes do aquecimento global são inúmeros, tendo como causa principal a mudança no clima e como consequência a alteração no regime de chuvas, o derretimento das geleiras, o aumento da temperatura média e a alteração do nível médio dos oceanos (IPCC, 2007).

O aquecimento do planeta é provocado pela intensificação do efeito estufa, um fenômeno natural que absorve parte da radiação infravermelha em forma de calor que chega a Terra. Por sua vez, essa intensificação tem como causa uma maior emissão de gases de efeito estufa (GEEs) na atmosfera.



Os gases de efeito estufa estão presentes em menores quantidades na nossa atmosfera, porém são essenciais para a manutenção do clima e dos ecossistemas terrestres. Os principais gases de efeito estufa são: o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e o vapor d’água. Devido a sua natureza química, principalmente da estrutura molecular, esses gases são capazes de absorver uma fração significativa da radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra.

O CO2 é o principal gás de efeito estufa. As concentrações atmosféricas de CO2 vêm aumentando a cada ano chegando a uma taxa atual de 390 ppm. Dentre os maiores emissores de CO2 do planeta estão à queima de combustíveis fósseis e atividades relacionadas às indústrias, as queimadas ou ao mau uso da terra, dentre outros. Em 2012 a Energy International Agency (EIA) divulgou que as emissões de gases de efeito estufa de 2011 bateram recorde e a quantidade de CO2 emitida chegou a 31,6 gigatoneladas.

Um impacto do aquecimento global já sentido pela nossa geração é o aumento da temperatura média global. Dados do Banco Mundial de 2010 mostram que nos últimos 150 anos ocorreu um aumento global da temperatura de 1ºC. As previsões mais pessimistas prevêem um aquecimento de 3ºC a 5ºC da superfície terrestre para os próximos 100 anos.

Diante desses dados os cientistas se dividem. Nossa equipe pretende ressaltar que vocês pesquisem mais sobre o assunto e se mantenham sempre atualizados. Nós somos do grupo que acreditamos que o aquecimento do planeta é provocado sim por ação humana e insistimos que mesmo que seja um fenômeno natural um maior lançamento de gases de efeito estufa na atmosfera, e isso é fato que ocorre hoje em dia, só agravaria o problema. Pense sobre isso e não deixem de comentar. Até próxima!





2 comentários:

  1. Pode ser uma opinião superficial, mas acredito que ao dizer que o Aquecimento Global é causado apenas por fatores naturais e que a ação humana em nada interfere, é fugir do problema, é "querer tirar o corpo fora", como costuma-se dizer!
    Os números não mentem, imagens (como as das geleiras derretendo) não mentem! Há sim muitas pesquisas duvidosas, mas existem pessoas sérias que desenvolvem trabalhos confiáveis.
    Não podemos confundir o Efeito Estufa (que é SIM um fenômeno natural do planeta) com o Aquecimento Global (que É a acentuação do Efeito Estufa devidos às ações humanas citadas no texto).

    Sugiro a leitura do livros do climatologista (salvo engano) e ambientalista James Lovelook.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Michele, pensamos da mesma forma. Dizer que é fenômeno natural é mais comodo para muita gente. E todos nós sentimos essas alterações. Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, em plena primavera um dia estava 38° e no dia seguinte já estava 18°. E foi importante você lembrar da confusão que algumas pessoas fazem entre Efeito Estufa e Aquecimento Global.

      Obrigada por expressar a sua opinião ;)

      Excluir