quarta-feira, 25 de julho de 2012

Indústria do Papel

A indústria do papel é uma das atividades que mais degradam o meio ambiente, em praticamente todas as suas etapas, na extração da matéria prima, na sua produção, no seu descarte e até mesmo no seu processo de reciclagem. Segundo a revista The Economist o consumo mundial de papel aumentou cerca de 50% em 30 anos. Esperava-se que o uso do papel diminuiria com a chegada de novas tecnologias, mas isso não ocorreu. O infográfico abaixo apresenta quantas árvores por pessoa são utilizadas para fabricar papel em alguns países. Cada árvore equivale a, aproximadamente, 40 Kg de papel.


O processo produtivo do papel inicia-se na extração da madeira que contém sua principal matéria-prima, a celulose. Estima-se que para produzir 1 tonelada de papel precisa-se de 2 a 3 toneladas de madeira. Essa madeira, geralmente, é extraída de plantações de Pinus e Eucaliptos, que apesar de não ser madeira ilegal, como ocorre em alguns casos, também é prejudicial ao meio ambiente.

Esses tipos de árvores, principalmente aqui no Brasil, levando em consideração as características do nosso país, apresentam diversos impactos negativos. Entre eles estão:

  • Impedimento a instalação de outras formas de vegetação;
  • Aumento da acidez do solo;
  • Degradação do solo e desertificação;
  • Monocultura, não havendo diversidade;
  • Presença de sementes dispersas facilmente pelo vento e de difícil controle;
  • As árvores não rebrotam após o corte.

Outro impacto de grande relevância da produção do papel é a utilização de produtos químicos altamente tóxicos prejudiciais a saúde humana e ao meio ambiente. Eles são utilizados na separação e no branqueamento da celulose. O efluente gerado nesta etapa contém dioxinas, compostos químicos de alta toxicidade que é capaz de causar diversos tipos de câncer e desequilíbrio ecológico. Além disso, é a quinta atividade industrial em consumo de energia e utiliza, cerca de, 100 000 litros de água para cada tonelada de papel produzida.

Uma alternativa encontrada no mundo atual para reduzir o volume de lixo e evitar a derrubada de árvores é reciclar o papel. O papel é um dos principais componentes do lixo urbano (25%) e leva, aproximadamente de 3 a 6 meses para se decompor. Porém, estudos apontam que o papel reciclado gera um volume de efluentes até seis vezes maior que o papel branco e tem um adicional energético de 750 KWh/t.

Atenção! Não estamos falando que a reciclagem do papel é ruim, mas é importante ressaltar que seria mais simples e benéfico ao meio ambiente se o consumo de papel fosse diminuído, o que já foi dito em nosso blog, primeiro reduzimos o consumo, reutilizamos, se possível, o produto e depois realiza a reciclagem, é a política dos 3  R's.


Portanto, rever os hábitos de consumo torna-se importante e cada um deve se conscientizar disso, além de exigir mudanças no processo de produção que diminuam a poluição e o consumo de matérias-primas. Ações como, utilizar os dois lados do papel , não comprar produtos com excesso de embalagem e organizar  junto a outros consumidores iniciativas sócio-ambientais e pressionar o governo a fiscalizar empresas, criar leis de proteção ambiental e programas de incentivo a produção limpa tornam-se necessárias e urgentes.


Até a próxima amigo leitor!
E não deixe curtir a nossa página no Facebook ;)

Um comentário:

  1. Trabajar con el Sr. Pedro Préstamos y ver la diferencia en el financiamiento porque aprobaron mi préstamo a los pocos días de la solicitud después de haberlo jugado varias veces en línea, luego decidí intentarlo y trabajar con el Sr. Pedro para refinanciar mi negocio, lo cual salió bien y sin problemas. lo esperaba, puedes contactarlo en pedroloanss@gmail.com whatsapp +18632310632 para obtener tu préstamo a 2 tasa.

    ResponderExcluir