segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Como fazemos uma grande mudança?

Olá amigo leitor! O post de hoje é sobre o novo vídeo do Story of Stuff Project (Projeto História das Coisas). Este é um projeto de conscientização e divulgação de questões ambientais da ambientalista americana Annie Leonard. 

O mais recente vídeo do projeto, intitulado The Story of Change (A História da Mudança), chama a atenção de que atitudes individuais, como por exemplo, comprar produtos "verdes", não exercem a verdadeira  mudança que precisamos. Mudanças reais acontecem quando cidadãos se unem para exigir regras que funcionem. Em ano de eleições municipais no nosso país assistir esse vídeo é de extrema importância.



É importante perceber que nossas atitudes e valores também são necessários, para mostrar que realmente nos importamos com o que está acontecendo. Como é dito no vídeo: é um ótimo começo, porém é um ponto onde não podemos parar. É como se tudo que estivéssemos idealizando não chegasse a lugar nenhum, nada muda se ficarmos parados esperando que algo aconteça. A partir daí surge a pergunta:

Como fazemos uma grande mudança?

A resposta é a seguinte: ideia, comprometimento e ação. Temos ideia e comprometimento, só ainda não fizemos disso uma grande ação, é a peça que está faltando. Tentar ter uma vida perfeitamente ecológica no sistema atual é como tentar nadar contra a correnteza. Mas, se tentarmos mudar o que nossa economia prioriza faz com que mudemos essa correnteza. 


Fazer uma mudança real requer todos os tipos de cidadãos, requer ser um cidadão responsável começando com o voto. Precisamos de investigadores, comunicadores, construtores, pessoas que resistem e que cuidam, e comunicadores. Devemos nos perguntar: Que tipo de mudança podemos realizar? Ao ter essa pergunta respondida devemos nos unir e agir, pois nada será feito se continuarmos sentados no sofá. Seja a mudança!


Leitor segue abaixo o link do vídeo para que você possa assistir, não se esqueça de deixar a sua opinião e curtir a nossa página no Facebook. E lembre-se: ECOe tudo o que ler!



0 comentários:

Postar um comentário