quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Nexus - Water, Energy and Food Security

Na primeira vez que li o termo Nexus - Water, Energy and Food Security pensei em inúmeras definições, possibilidades e propostas por meio desse conceito. Resolvi pesquisar mais a fundo e me encantei com a toda a teoria que o envolve, mesmo que talvez não funcione sempre por depender de diversos fatores que falarei mais abaixo. Porém, se houver empenho dos participantes torna-se uma das mais brilhantes ideias já pensadas, na minha opinião.

Tudo começou em novembro de 2011 quando o Governo Federal Alemão organizou a Conferência Internacional The Water Energy and Food Security Nexus – Solutions for the Green Economy

O Nexus é como os três sistemas, energia, água e alimentos, se cruzam e se interconectam. Acredita-se, no Nexus, que as ações relacionadas a um sistema podem afetar um ou ambos os sistemas. 

Os nossos sistemas de energia, água e alimentos estão intimamente ligados e, portanto, devem ser geridos e governados de forma integrada para atender de forma eficaz às necessidades de uma população mundial em constante crescimento. Para alcançar a meta de planejamento integrado, política e gestão, temos que aumentar a consciência sobre como esses três sistemas se cruzam.

Os sistemas interagem da seguinte forma: Nós precisamos de água para produzir alimentos, precisamos de água para a energia, precisamos de energia para produzir alimentos, precisamos de energia para tratar e mover a água, entre outras interconexões. 

  • O sistema de alimentos compreende as atividades, recursos e pessoas envolvidas em trazer comida  do campo para as nossas casas. 
  • O sistema de água fornece água para o consumo humano e trata a água residual para a saúde pública e para a proteção ecológica.
  • O sistema de energia inclui as etapas necessárias para gerar, transmitir e distribuir a energia elétrica. Os combustíveis utilizados nos transportes também fazem parte do sistema de energia.
*Clicar na Imagem para ampliar
O problema é que os recursos são muito raramente tratados ou geridos de uma forma que valoriza suas interconexões. Decisões políticas e de negócios são feitas, geralmente, de forma isolada. É fato que adotar a abordagem Nexus em grande escala é um desafio, uma vez que o nosso conhecimento é limitado em relação as interações desses três sistemas. Porém, uma abordagem Nexus fornece mais flexibilidade para enfrentar desafios complexos, como o esgotamento dos recursos naturais e a adaptação às mudanças climáticas. A mudança só pode acontecer se os decisores políticos, os empresários e os consumidores entenderem melhor essas interconexões.

Para conhecer exemplos de casos bem sucedidos da abordagem Nexus e entender melhor o assunto acesse este documento de apoio: Food, Water and Energy: Know the Nexus.

Até a próxima leitores e qualquer dúvida ou crítica deixem nos comentários ;)



0 comentários:

Postar um comentário