sexta-feira, 19 de julho de 2013

Hidroponia - Uma alternativa de cultivo sustentável

A hidroponia é uma técnica que surgiu por volta do ano de 1700, porém ela só se tornou técnica de cultivo comercial recentemente. Apesar de ser uma técnica relativamente muito antiga, o termo hidroponia só foi utilizado pela primeira vez pelo Dr. William F. Gericke, em 1930. O termo hidroponia é de origem grega: hydro = água e ponos = trabalho, ou seja, trabalho em água sem utilização do solo.

A hidroponia é considerada uma técnica alternativa de cultivo, onde não há a utilização do solo, ou seja, as plantas não crescem fixadas no solo. São utilizadas soluções nutritivas que contêm todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento da planta. O cultivo é geralmente feito dentro de estufas. 



Existem diversos tipos de sistemas de cultivo hidropônicos que se diferem quanto à sustentação da planta (meio líquido ou substrato); ao reaproveitamento da solução nutritiva (circulantes ou não circulantes) e ao fornecimento da solução nutritiva (contínua ou intermitente). 

Vale ressaltar que a escolha do sistema de cultivo hidropônico depende das condições locais, da planta a ser cultivada, dos materiais disponíveis e da viabilidade econômica. O principal sistema hidropônico utilizado é o de Fluxo Laminar de Nutrientes (NFT). É uma técnica que utiliza um sistema onde as plantas crescem com o seu sistema radicular em um canal de cultivo com solução nutritiva (água + nutrientes) circulando intermitentemente em intervalos bem definidos e controlados por tempo. Os outros sistemas são: a aeroponia, a piscina ou floating e o cultivo com substratos.



Atualmente, quase todas as espécies vegetais podem ser cultivadas via hidroponia, porém é necessário (como já dito anteriormente) escolher com atenção o tipo de sistema que irá utilizar para determinada espécie, a melhor opção de solução nutritiva e a viabilidade econômica, uma vez que a implantação do cultivo hidropônico demanda altos custos.

O cultivo hidropônico comercial tem sido usado especialmente na produção de alface e tomate, seguidos de pimentão, pepino, morango, melão, plantas ornamentais, medicinais e aromáticas, além de outras hortaliças folhosas.

As principais vantagens da hidroponia são: maior uniformidade da produção, maior produção por área, uso racional de água e fertilizantes, menor uso de agrotóxicos e menor degradação dos solos, devido a sua não utilização. Além disso, uma produção em ambiente controlado apresenta-se como uma alternativa para o produtor agrícola que vive em um cenário atual de economia competitiva e globalizada. A hidroponia, um exemplo de sistema de cultivo protegido, permite uma redução de perdas e um aumento da produtividade de diversas culturas.

E por último deixamos um vídeo para vocês leitores que se interessaram pela técnica e que gostariam de fazer em suas próprias casas.


Até a próxima!

Não deixem de curtir a nossa página no facebookhttps://www.facebook.com/BlogECOando?ref=hl

E de votar no nosso blog no prêmio Green Nation Fest 2013: http://fest.greennation.com.br/competicao/obras-inscritas/blog/15/blog-ecoando

0 comentários:

Postar um comentário