terça-feira, 4 de junho de 2013

A mudança começa em cada um de nós

Com a comemoração da Semana de Meio Ambiente estive pensando nesses últimos dias sobre o que tenho feito de fato para gerar alguma mudança concreta no pensamento das pessoas e ajudar o mundo a ser mais ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável. Será que o simples fato de eu escrever para o blog altera alguma coisa? Estou fazendo realmente tudo que posso? Estou sendo uma agente de mudança?

De tempos em tempos me faço essas indagações e acredito que todos deveriam fazer. E quando penso nisso não é somente no meio ambiente físico, mas principalmente, penso no socialmente justo que muitos pregam e não cumprem e que acredito ser uma das nossas maiores lutas atualmente.


Pensando nisso, lembrei de um vídeo que vi a um tempo atrás do Projeto The Story of Stuff (A História das Coisas) chamado The Story of Change (A História da Mudança). Acredito que a grande maioria conheça o projeto. Para os que não conhecem, segue o link de uma postagem nossa que fala um pouquinho sobre ele (http://blogecoando.blogspot.com.br/2012/04/de-onde-vem-e-para-onde-vai-tudo-o-que.html). 

Nesse vídeo, The Story of Change, a ambientalista Annie Leonard, umas das fundadoras do projeto, enfatiza que cada um de nós deve agir e não ficar só no discurso bonito sentado nos sofás de nossas casas. Cada um de nós pode ser um agente de mudança e na sociedade cada um terá um papel diferente e de mesma importância para a mudança. E o mais importante precisamos voltar a ser cidadãos antes de sermos consumidores. 

Por fim, ela fala de três passos importantíssimos de como podemos fazer a mudança em nossa sociedade atual. Em primeiro lugar, precisamos de uma grande ideia de como as coisas poderiam ser melhores. Em segundo lugar, precisamos do compromisso de trabalhar juntos. E em terceiro lugar, precisamos que todos que compartilharem essa ideia mantenham-se ativos, cada um exercendo o seu papel.

Eu sei que isso não é simples e não é fácil, mas acredito que só poderemos realmente fazer algo se nos movermos e isso deve começar com cada um nós. Simples ações diárias já fazem a diferença. E se indagar sempre se o que estamos fazendo realmente nos traz algum retorno é uma melhoria contínua das nossas ações. 

Nessa Semana do Meio ambiente que se inicia, pense no que você tem feito, e no que você ainda poderá fazer, para que essa semana cumpra o seu significado e não passe apenas como uma data comum em que as pessoas lembram dela uma vez por ano.

Segue abaixo o vídeo The Story of Change para quem queira assistir. Use o recurso de legendas (Subtitles) do YouTube.


Não deixem de curtir a nossa página no facebookhttps://www.facebook.com/BlogECOando?ref=hl

E de votar no nosso blog no prêmio Green Nation Fest 2013: http://fest.greennation.com.br/competicao/obras-inscritas/blog/15/blog-ecoando



0 comentários:

Postar um comentário