terça-feira, 12 de março de 2013

O ser humano não cuida nem do que precisa... A que ponto chegamos?

Olá leitores! O post de hoje é praticamente uma desabafo de uma situação que constantemente vejo e não podia deixar de compartilhar com vocês.

Esse mês é comemorado o Dia Mundial da Água (22 de março). Todos anos existem diversas campanhas sobre a proteção desse recurso ambiental que é um dos mais afetados do planeta, mas parece que "entra em um ouvido e sai pelo outro", como dizia minha avó.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, sendo o primeiro dia comemorado em 1993. O intuito dessa ação era poder discutir todo ano sobre variados temas relacionados a este bem natural. Além disso, o ano de 2013 foi escolhido pela ONU como o Ano Internacional de Cooperação pela Água com o objetivo de chamar à reflexão sobre o potencial da cooperação e os desafios no manejo da água, pensando no aumento da demanda por acesso, alocação e serviços que a utilizam.


Mas porque estou falando tudo isso? Bom pode-se falar muitas coisas quando o tema relacionado é água, porém escolhi um que me incomoda a muito tempo. A poucos dias fui a praia e uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a quantidade de lixo na areia e no mar. Até hoje pensava que o homem (em grande parte), na sua hipocrisia, cuidava das coisas que precisava, que lhe fazia bem e que daria alguma retorno depois, mas ao me deparar com aquela cena fiquei indignada!

A praia é um bem ambiental utilizado pelo homem que lhe causa bem estar e tranquilidade e mesmo assim continuamos jogando lixo causando problemas que acabará revertendo para nós mesmos no futuro, sem contar o mal que faz ao meio ambiente. Todos os anos vemos notícias e imagens de animais que morrem por causa do lixo nos mares, principalmente plásticos, ameaçando a grande cadeia alimentar marinha.


Muitas praias em nosso país já estão inutilizáveis. Agora me pergunto: Será que é tão difícil para uma pessoa colocar o lixo de produtos consumidos na praia na lixeira? Peço a vocês leitores que recolham seu lixo nas praias. É uma simples ação que pode fazer toda a diferença. É questão de bom senso e respeito ao ambiente em que vivemos e fazemos parte.


"Tenho esperança de que um maior conhecimento do mar, que há milênios dá sabedoria ao homem, inspire mais uma vez os pensamentos e as ações daqueles que preservarão o equilíbrio da natureza e permitirão a conservação da própria vida."
(Jacques-Yves Cousteau)
Até a próxima ECOantes!
Curta a nossa página no facebook: https://www.facebook.com/BlogECOando

0 comentários:

Postar um comentário