segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Somos Todos Guarani-Kaiowás!

Quando minha parceira de blog e de vida Thaíse Nunes me pediu que fizesse um post sobre a situação dos Guarani  Kaiowá no Mato Grosso do Sul confesso que fiquei receosa em fazê-lo devido à pequena quantidade de informação disponível na internet, pois não é necessário lembrar que quando se trata de colaborar com grupos minoritários, como os índios, a mídia tradicional (tv e jornais) pouco ou nada se importa em cumprir com sua obrigação: apurar e informar imparcialmente.


De início o que soube foi que um grupo de 170 índios daquela etnia enviaram uma carta ao Governo informando sua decisão de suicídio coletivo. Motivados por pistoleiros que, enviados por fazendeiros, assustam, torturam e matam integrantes de seu grupo, os Guarani Kaiowá  desde o início do século XX sofrem e lutam para possuírem o que é seu por direito garantido por lei: a tekohá, terras originais.

Qual não foi meu susto ao ler um texto com esse conteúdo. Acredito que uma pequeníssima parte de nós tem consciência da situação humilhante e degradante dos verdadeiros donos das terras brasileiras e de como nossa sociedade simples e assustadoramente os ignoram e até desejam que sumam de vez do nosso território (ou ainda pior: por não possuírem informação a respeito se perguntam “Ainda existem índios no Brasil?” ou tem a coragem e ignorância em dizer “são um bando bêbados!”).


Fui procurar se o Governo Federal e a Funai – Fundação Nacional do Índio se pronunciaram sobre o assunto e o que encontrei não passa de notinhas tímidas, resumidas e que por não alcançar a grande massa da população acaba ofendendo ainda mais (se é que isso é possível!) a integridade e os direitos dos povos indígenas como um todo. O Governo Federal se reuniu para avaliar a situação dos Guarani-Kaiowá e a FUNAI emitiu Nota Técnica admitindo a legitimidade da reivindicação das terras feita pelo grupo (informações checadas na internet até a tarde do dia 29/10/12).

Preciso dizer que nosso governo NÃO SE IMPORTA NENHUM POUCO com os povos tradicionais? Preciso dizer que a tv e jornais NÃO QUEREM E NÃO VÃO lhe informar, caro leitor, a respeito de qualquer assunto referente aos indígenas/quilombolas/ribeirinhos/ativistas que lutam contra essas hidrelétricas em plena Amazônia, mesmo que se trate da MORTE de alguns deles (ou até de todos)?

Enquanto passeamos em shoppings e nos preocupamos com as fofocas dos famosos, seres humanos dignos tem seus diretos e dignidade violada. Enquanto políticos compram mais uma Mercedes e nós nos ocupamos em fazer propaganda para esses mesmos na época das eleições, os que lá já estão lavam suas mãos. Somos todos responsáveis por todas essas tragédias e como responsáveis, pagaremos o preço: culturas se perdem, línguas se perdem, conhecimento tradicional se perde, valores se perdem.

Muitas pessoas pelo Brasil estão se unindo em apoio à causa Guarani-Kaiowá. Seja um deles! Assinem: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N30791 e http://www.avaaz.org/po/petition/Salvemos_os_indios_GuaraniKaiowa_URGENTE/?cRKKDdb Manifeste-se também em sua cidade. Várias estão organizando manifestações públicas!


Para quem quiser saber um pouco mais:





0 comentários:

Postar um comentário