quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Greenwashing

Começo o post de hoje com duas perguntas: 

Você já ouviu falar, ou até mesmo, sabe o que significa Greenwashing?

É possível confiar em qualquer produto que se diz verde ou ecologicamente correto, ou o termo que ultimamente está em moda, sustentável?

Greenwashing ou "Maquiagem Verde", que é a expressão que utilizamos com mais frequência no Brasil, é um termo utilizado para designar um procedimento de marketing  utilizado por uma organização com o objetivo de prover uma imagem ecologicamente responsável dos seus produtos ou serviços. 

Nos últimos anos algumas empresas adotaram uma estratégia de propaganda que promove suas práticas "verdes" que, segundo elas, se baseiam na responsabilidade social e ambiental. O aumento da procura por produtos ecologicamente corretos e a preocupação do consumidor pelas questões ambientais impulsionaram as empresas a se posicionarem positivamente tornando o foco ambiental mais frequente. Porém, é preciso ficar atento e não se deixar enganar por certas atitudes. Muitas empresas utilizam a sustentabilidade apenas para sua autopromoção. Uma coisa é ter produtos ecologicamente corretos na teoria e na propaganda, outra é tê-los na prática.


Para vocês entenderam melhor o que estamos querendo dizer vamos citar um exemplo que já aconteceu conosco. A empresa responsável pela manutenção do terminal rodoviário de nossa cidade faz propaganda ressaltando que ela pratica a coleta seletiva. Se andarmos pelo terminal veremos várias lixeiras de separação do lixo reciclável, entretanto já flagramos algumas vezes que o lixo da coleta seletiva na hora de ser recolhido e enviado para a reciclagem é misturado e colocado em uma única sacola, a qual é disposta no mesmo caminhão de lixo que passa em nossas casas. Ou seja, toda a propaganda que o terminal rodoviário faz em ser ecologicamente correto e preocupado com meio ambiente não passa de uma ação de "maquiagem verde".

Você amigo leitor deve estar se perguntando:

Agora que sei o que é Greenwashing como faço para identificar se um empresa está fazendo propaganda do que ela realmente é ou está apenas me enganando?
A resposta vem de uma metodologia de pesquisa da consultora de marketing ambiental canadense TerraChoice. A pesquisa teve como objetivo descrever, entender e quantificar o crescimento do Greenwashing no mercado. Através dos padrões observados, classificou tais apelos falsos ou duvidosos em sete categorias, chamadas de “Os Sete Pecados da Rotulagem Ambiental” (The Seven Sins Of Greenwasing). São eles:

  1. Pecado do Custo Ambiental Camuflado: Equivale a uma declaração de que um produto é “verde” baseado apenas em um atributo ou em um conjunto restrito de atributos ambientalmente corretos, sem atenção a outras importantes questões ambientais, talvez até mais importantes que o próprio atributo destacado.
  2. Pecado da falta de prova: Nada mais é do que uma declaração de que o produto é ambientalmente correto, sem o cuidado de apresentar dados capazes de comprovar essa pretensão. Ou seja, faltam informações de suporte facilmente acessíveis ou uma certificação confiável de terceira parte que prove o aspecto ambientalmente correto declarado.
  3. Pecado da incerteza: Manifesta-se quando uma declaração é tão pobre ou abrangente que seu real significado acaba não sendo devidamente compreendido pelo consumidor.
  4. Pecado do culto a falsos rótulos: Ocorre sempre que um produto, por meio de palavras ou imagem, transmite a impressão de que seu atributo socioambiental teve o endosso de uma terceira parte sem, de fato, contar com ele. Ele se baseia nos falsos rótulos.
  5. Pecado da irrelevância: Comete-se esse pecado quando se utiliza de uma declaração ambiental que, apesar de verdadeira, não chega a ser importante ou útil para os consumidores que buscam produtos ecologicamente preferíveis.
  6. Pecado do “menos pior”: Corresponde a declarações ambientais que podem ser verdadeiras na categoria do produto, mas que costumam distrair a atenção do consumidor do maior impacto ambiental da categoria do produto como um todo.
  7. Pecado da mentira: Como o nome revela, baseia-se em declarações ambientais falsas.
E por último, deixaremos o link do vídeo do programa Cidades e Soluções que teve como tema Maquiagem Verde e contém mais informações sobre o assunto. Até a próxima amigo leitor e fique atento toda vez que for comprar algum produto que se intitule ecologicamente correto.



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