domingo, 2 de setembro de 2012

O jeans que você usa vai muito além da etiqueta que ostenta!

Quando me propus a escrever sobre o consumo de água pelos seres humanos nas últimas décadas, obviamente me veio à cabeça dizer que devemos consumi-la de maneira responsável, economizando nos mínimos detalhes, mantendo-nos observantes em cada minuto do dia. Pois ninguém pode negar, nem os defensores mais vorazes do verde, que todos nós já “varremos” nossas calçadas ou fomos atender ao telefone e deixamos a torneira aberta, desperdiçando nosso “ouro transparente”.

Essas são dicas úteis ao momento que passamos. Estamos com fome e sede agora, e é agora que vamos beber e comer, por isso a necessidade de economia. Contudo, proponho uma reflexão um pouco mais profunda.

Poucas pessoas se dão conta da quantidade de água necessária à fabricação de uma calça jeans ou um de um escorredor de arroz de plástico. Produtos simples, que todos temos em casa e que consomem uma quantidade absurda de água. Não é comum, muito menos incentivado, que pensemos em nossa motivação e nosso volume de produtos consumidos e os reflexos disso nos recursos naturais.

Você já se perguntou PORQUE compra algo? E em seguida PORQUE ESTE PRODUTO e não AQUELE OUTRO? Se ainda não fez a si mesmo esse tipo de questionamento fique atento aos parágrafos seguintes. Se já se questionou assim, ou de maneira parecida, parabéns! Você já começou uma caminhada em direção à sustentabilidade. Mas continue lendo e aprenda um pouco mais. Ao final ensine algo nos comentários!

Voltemos ao exemplo da calça jeans. Na produção dos fios, dos botões e do zíper, certa quantidade de água é gasta. Depois que a calça é costurada, mais outra grande quantidade de água é gasta nas lavagens para que cada calça fique com os diversos aspectos possíveis: mais escuro, mais claro, parte escura e parte clara, etc. Ao longo de todo o processo de fabricação são gastos em média 11 mil litros por calça!, segundo a ONG Water Footprint Network (http://www.waterfootprint.org/?page=files/home) ONG que avalia a pegada ecológica de vários produtos.


A partir desse simples exemplo trago à tona o questionamento ao modo de fabricação de diversos produtos (sem me deter a recorrente desatenção com desperdícios totalmente reparáveis, como vazamentos de máquinas ou torneiras deixadas abertas).

Acredito que antes de comprar QUALQUER produto devemos sempre nos perguntar SE verdadeiramente precisamos daquilo, e ir além: DEVEMOS nos informar a respeito do modo de fabricação daquele item. Quando perguntamos a nós mesmos da nossa necessidade estamos deixando de apoiar uma indústria que pode estar sendo negligente com o meio ambiente, e quando investigamos seu modo de produção estamos pressionando todo o segmento industrial a adquirir respeito e compromisso com as questões ambientais.

Obviamente muitos vão dizer “Ah... mas não é possível investigar TODOS os produtos que consumimos!”. Nesse momento sugiro outras duas reflexões: 

1º será que é REALMENTE necessário consumir TANTOS produtos assim? Será que para sermos felizes temos que trocar de carro todo ano? Ou comprar tantas roupas, tênis, mudar a decoração de nossa casa a cada 6 meses? Pensemos, nesse momento, apenas no impacto no volume de água usado para fabricar todos os produtos listados (sem esquecer dos gastos energéticos e com matéria-prima).

2º a tarefa não é fácil, mas não devemos desistir. Devemos sempre procurar por exemplo, empresas certificadas. O selo ISO é um excelente norteador (e não só das questões puramente ambientais). Informação é o que não falta!

Represa de Furnas - MG
Poderíamos sair da questão da água e partir para o consumo energético, de mão de obra, materiais... Mais fica para o próximo post! Espero ter contribuído de alguma forma!


2 comentários: