quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sociobiodiversidade

O Brasil está no grupo dos 20 países que, juntos, possuem 70% da biodiversidade mundial. Cada bioma brasileiro apresenta a sua peculiaridade e característica com uma rica diversidade animal e vegetal. As espécies brasileiras estão espalhadas pelo país em 7 biomas. São eles: a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga, a Mata Atlântica, a Zona Costeira Marinha e o Pampa. 

Além da diversidade de espécies o nosso país também apresenta uma grande diversidade sociocultural atrelada a riqueza biológica, contando com cerca de 200 povos indígenas e por inúmeras comunidades tradicionais (quilombolas, extrativistas, pescadores, agricultores familiares, entre outras) que possuem o conhecimento desses ecossistemas e muitas vezes são responsáveis pela preservação desses lugares.


"Entende-se por sociobiodiversidade a relação entre bens e serviços gerados a partir de recursos naturais, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse de povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares."

Em outras palavras, seria o uso consciente e sustentável de recursos naturais por comunidades ligadas aos biomas brasileiros e que sobrevivem em tais locais. A prática da sociobiodiversidade visa a geração de renda e a segurança alimentar de povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares; e garante a valorização dos recursos naturais.

O Governo Federal, por sua vez, implantou o Plano Nacional da Sociobiodiversidade e o Plano Nacional para a Promoção dos Produtos da Sociobiodiversidade. Por meio desses planos pretende incentivar a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e segundo o Ministério do Meio Ambiente garantir alternativas de geração de renda para as comunidades rurais, por meio do acesso às políticas de crédito, a assistência técnica e extensão rural, a mercados e aos instrumentos de comercialização e à política de garantia de preços mínimos.

Os Planos têm suas ações focadas nos seguintes eixos:

  • promoção e apoio à produção e ao extrativismo sustentável; 
  • estruturação e fortalecimento dos processos industriais; 
  • estruturação e fortalecimento de mercados para os produtos da sociobiodiversidade;
  • fortalecimento da organização social e produtiva; 
  • ações complementares para fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade; 
  • ações complementares para a valoração dos serviços da sociobiodiversidade. 

Apesar de muita coisa já ter sido feita ainda existe muito trabalho pela frente. Os principais desafios da sociobiodiversidade brasileira são:

  • promover o acesso a mercados;
  • desenvolvimento de tecnologias sustentáveis;
  • criação de uma infraestrutura adequada.

Para mais informações acessem o site do Ministério do Meio Ambiente e façam download dos dois Planos Nacionais relacionados a sociobiodiversidade.

Até a próxima leitores!



0 comentários:

Postar um comentário