quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Manifeste-se! Não se cale!

Estava eu sábado à tarde passeando pelo Facebook quando vejo pipocar em minha tela atualizações de amigos e grupos populares a respeito de uma possível tomada a força pela polícia do prédio da aldeia Maracanã, no Rio de Janeiro.

Caso você ainda não saiba do que se trata, a aldeia Maracanã é um prédio de 150 anos, localizado próximo ao estádio do Maracanã. Em 1953 o prédio foi transformado em Museu do Índio e, posteriormente, em 1977, foi abandonado. Tempos depois foi doado à CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento (em 1984) e ocupado por índios de 17 etnias em 2006, que transformaram o local em um centro cultural.

Prédio ocupado pelos índios.


Pequena Índia da Aldeia Maracanã. Foto: Luan Citele

Acontece que para a prefeitura carioca um prédio que abriga indivíduos possuidores de tamanha cultura e um prédio que transpira a história brasileira não tem o menor valor pois, é seu objetivo derrubá-lo e fazer com que a área seja um espaço de circulação de pessoas e veículos, auxiliando e escoamento do público do Maracanã em dias de jogos de Copa do Mundo. Vejam bem: “a história e o respeito ao próximo que vão às favas! Queremos é abrir espaço para jogos de futebol!”, é o que consigo visualizar esses irresponsáveis falando.

Lamento por lutar à distância. Sei bem como nossa cultura não é valorizada - pelo contrário, é massacrada como sendo feia, suja e errada! – e sei também dos interesses sombrios que existem por trás dessa atitude pirracenta da prefeitura e governo do Estado do Rio de Janeiro: lucro e mais lucro, além se serem completos ignorantes.

Manifestação de alguns dos 60 índios abrigados no prédio.

Só o que posso fazer – e tenho certeza que colaboro MUITO – é divulgar e escrever estas linhas. Posso ecoar aos quatro ventos para quem quer que possa ler os absurdos cometidos por essa administração. E posso ainda convidar você, leitor da cidade do Rio de Janeiro e arredores a fazer coro nas manifestações PACÍFICAS que estão acontecendo. NÃO SE CALE! É com nosso silêncio que eles triunfam!

Mais infos?



- Na página “Anonymous Rio” e “Fora Eduardo Paes” no Facebook há atualizações diárias sobre a movimentação na aldeia e sobrea a movimentação do governo.

MANIFESTEM-SE!

Possui mais informações? Colabore deixando links nos comentários! Obrigada!


Ah!
Aproveite que esta por aqui e curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/BlogECOando?ref=hl

E vote no nosso blog em: 
http://fest.greennation.com.br/competicao/obras-inscritas/blog/15/blog-ecoando

0 comentários:

Postar um comentário