quinta-feira, 24 de maio de 2012

Rio+20 - Passado, Presente e Futuro




Em 1992 a cidade do Rio de Janeiro foi sede da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Essa reunião ficou conhecida como Rio-92 com a presença de delegações nacionais de 175 países. O objetivo global da Rio-92 foi a paz e o desenvolvimento social duradouros focados no desenvolvimento sustentável e na formação de uma consciência ecológica.

As principais resoluções da Rio-92 foram: a Carta da Terra, que tinha como pensamento principal: “A paz, o desenvolvimento e a proteção do meio ambiente são interdependentes e inseparáveis”. A Agenda 21, documento que continha os compromissos determinados para o próximo século e tinha temas como a preservação dos cursos de água, dos oceanos, da biodiversidade e o problema da desertificação. Além da Convenção da Biodiversidade e do Tratado sobre Mudanças Climáticas.

Após a Rio-92 foi realizado o fórum Rio+5 no Rio de Janeiro, que tinha como objetivo principal revisar a implementação da Agenda 21 terminando em clima de crise pela falta de consenso entre os representantes dos países participantes. E depois a Rio+10 realizada em Joanesburgo. A Rio+10 foi uma Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e os seus temas principais eram: erradicação da pobreza; mudança dos padrões de produção, consumo e manejo de recursos naturais; e  desenvolvimento sustentável.

E este ano o Rio de Janeiro será sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A Rio+20 ocorrerá entre os dias 13 e 22 de junho de 2012, marcando os 20 anos de realização da Rio-92. Seus temas principais são: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. 

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Esperar grandes resoluções da conferência ainda é prematuro, porém ainda há a esperança de  que acordos políticos sejam realizados de forma a resgatar os compromissos firmados na Rio-92 que ainda não foram consumados. Ficaremos na expectativa e que venha a Rio+20.
                                                                                





"O homem tem direito fundamental à liberdade, à igualdade e a condições de vida adequadas, num meio ambiente que permita uma vida de dignidade e bem-estar."

(Princípio nº1 da Declaração de Estocolmo, 1972)



0 comentários:

Postar um comentário