sábado, 5 de maio de 2012

Obsolescência Programada - Quando o pior inimigo do mundo é o homem

Olá amigo leitor! Neste post falaremos um pouco do conceito de Obsolescência Programada que , muitas vezes, está presente em nossas vidas sem mesmo percebermos.

O conceito de obsolescência programada surge em meados do século XX tentando determinar o tempo de vida de um produto, projetando-o de forma que sua durabilidade ou funcionamento tenha um período reduzido. É uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação do consumidor. É considerado o motor secreto da nossa sociedade de consumo que impulsiona cada vez mais o crescimento da economia.

Este conceito que já foi considerado no passado como uma forma de sair da crise e ferramenta de crescimento mundial, hoje vem sendo combatido por vários integrantes da sociedade que assumem posições variadas e apresentam soluções para frear o consumismo da sociedade atual.

A obsolescência programada é considerada hoje, como a raiz do crescimento econômico. A sociedade de consumo atual pode ser baseada em 3 fundamentos principais: publicidade, obsolescência programada e crédito. É através da publicidade que as empresas passam a mensagem de “felicidade” ao consumir cada novo produto. Já a obsolescência programada permite que os produtos tenham uma vida e durabilidade menores. E o crédito impulsiona a compra através de sua facilidade e da inclusão de várias classes sociais. Esses 3 fundamentos são altamente atrativos para os consumidores.



Diante desta situação surgem pessoas interessadas em reverter esses problemas. As soluções apresentadas são inúmeras desde as mais radicais e as mais tolerantes. Entre os que defendem o fim da obsolescência programada nas indústrias alegam que é possível haver a união de negócios e sustentabilidade. Uma das propostas seria o decrescimento que sugere uma reformulação de paradigmas e valores da sociedade atual. O seu principal objetivo é a redução de produção, consumo e resíduos. Essa proposta alteraria profundamente a nossa sociedade tornando-a mais sustentável.

Em meio a todas essas discussões ligadas a obsolescência programada o documentário "Comprar, jogar fora, comprar: A história da obsolescência planejada"  tenta responder a seguinte questão:

É viável uma economia crescer sem a obsolescência programada e os impactos por ela causados no meio ambiente?

Deixaremos essa questão amigo leitor para que você possa refletir sobre o assunto e também o documentário para que você possa assistir e tirar as suas conclusões. E não se esqueça: ECOe aos quatro ventos tudo que aqui ler!



O mundo é suficientemente grande para satisfazer as necessidades de todos, porém sempre será demasiado pequeno para avareza de alguns.” (Mahatma Gandhi)




2 comentários:

  1. Já assisti a esse vídeo e achei realmente impressionante como ocorre a Obsolescência Programada!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, muitas vezes está bem próxima da gente e não percebemos.
    É preciso ter cuidado e consciência na hora que for consumir algum produto.

    Obrigada pela sua participação!

    ResponderExcluir